• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / O que eu aprendi ao criar uma thread enorme para divulgar ciência?

O que eu aprendi ao criar uma thread enorme para divulgar ciência?

27/03/2019 By Samantha Leave a Comment

Letras do jogo Scrabble formando a palavra Twitter. Cortesia de Pexels

Bom, por ocasião das comemorações do Dia Meteorológico Mundial de 2019, decidi criar uma thread para falar do Heliógrafo, um instrumento que registra o total de horas que o Sol brilhou. E eu escolhi o heliógrafo porque o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial para celebrar a data em 2018 é “O Sol, a Terra e o Tempo”. Dentro desse contexto, a questão da energia solar é bem destacada e maneiras de medir grandezas associadas à radiação solar evidentemente receberam atenção.

Acompanhe todos os meus tweets dessa thread aqui.

THREAD

Amanhã, dia 23 de março é Dia Meteorológico Mundial (#WorldMetDay). A data foi criada para celebrar
a Meteorologia e os meteorologistas e marca a criação da Organização Meteorológica
Mundial (23 de março de 1950):https://t.co/gwlQVcKI8d pic.twitter.com/srsVpzvHTp

— Samantha Martins (@samanthaweather) March 22, 2019

Foram duas coisas que me fizeram criar essa thread. A primeira foi que dias antes, tive uma troca de tweets com a Camila Lopes (que também é meteorologista) e ela sinalizou que criaria uma thread para divulgar o evento do Dia Meteorológico Mundial no IAG-USP (ela de fato fez isso e ficou excelente, parabéns Camila). Bom, como eu não tinha como ir no evento no IAG-USP, adorei ter acesso à cobertura dela através dos tweets e achei ótimo que ela ajudou a criar a hashtag #MeteoThreadBr que eu acredito que poderemos usar para divulgar Meteorologia no Twitter. O bom do Twitter é que é um aplicativo que as pessoas instalam no celular e elas tem acesso fácil à informação (o que pode ser bom ou ruim, é uma discussão enorme). Ter acesso a textos curtinhos com curiosidades, no estilo “radio relógio” pode ser de interesse de muitas pessoas.

O segundo ponto tem a ver com inspiração. Eu adoro as #AstroThreadBr e eu sigo muitas astrônomas e astrônomos no Twitter e eles fazem um trabalho incrível e inspirador de divulgação científica. Vendo o trabalho deles, pensei: por que não fazer algo semelhante? Eu decidi então criar a thread sobre o heliógrafo que mencionei no comecinho do post. Bom, não achei que ficou bom, mas também não ficou horrível. Vou falar aqui meus erros e acertos para que eu possa melhorar e até dar dicas para quem pretende fazer divulgação científica pelo Twitter.

  • Faça um bom planejamento para que sua thread fique organizada. Eu aconselho a criar um documento (pode ser no Google Docs) com todos os tweets planejados e escritos na sequencia, assim você pode simplesmente copiar e colar no Twitter. Eu fiz isso, então ponto positivo para mim.
  • Tente fazer tudo no computador. Pessoalmente eu prefiro escrever na frente do PC, mas eu sou de uma geração anterior que foi digitalmente alfabetizada no PC (não sei como a meninada digita tão rápido no celular).
  • Leia e releia esse documento que você escreveu. Eu li o meu, porém alguns errinhos passaram. Houve um momento que confundi heliógrafo com actinógrafo e esse erro passou. Como o Twitter não permite edição de tweets, a bagunça ficou feita apesar de eu ter feito uma errata depois.
  • Seja sucinto. Eu não fui nem um pouco sucinta, acho que me estendi muito e acabei fazendo uma thread gigantesca. Isso entedia os seguidores e enche a timeline deles com sua cara, portanto dê seu recado de maneira o mais eficiente possível.
  • Faça uma thread por tema, não faça divagações. Pois então, eu comecei minha thread falando sobre a história do Dia Meteorológico Mundial. Ok, isso é importante, já que estamos falando dessa data. Eu deveria ter feito uma thread para falar da história do Dia Meteorológico Mundial e outra para falar do heliógrafo.
  • Não esqueça de colocar as hashtags corretas!
  • Não vá com “sede ao pote”. O Twitter (e eu diria que as redes sociais em geral) são muito dinâmicas e muitas vezes nos fazem agir de maneira apressada e até um pouco ansiosa para que o trabalho seja logo concluído e o resultado desse trabalho (curtidas e compartilhamentos) seja logo observado. Leia, releia e tente fazer algo divertido, dinâmico e com muitas ilustrações, porém sempre bem escrito e feito com paciência (sem desespero).
  • Por falar em ilustrações: descreva as ilustrações de sua thread para torná-las acessíveis. Não fiz isso direito e recebi um puxão de orelha muito bem dado de @ifrit218, a quem agradeço muito pelas sugestões.
  • Pesquise, faça um trabalho completo e bem feito. Se está em dúvida sobre algum conteúdo que vai apresentar, confira antes se não está cometendo nenhum equívoco.
  • Respeite o trabalho alheio e sempre coloque suas fontes. Jamais copie o trabalho dos outros, jamais copie e cole um texto alheio na forma de tweets, principalmente se fizer de maneira que não informe explicitamente ao seu seguidor que aquele texto não é seu. Plágio é crime.
  • Faça um trabalho gentil e empático. Ser gentil não é o mesmo do que fazer algo paternalista ou condescendente. Ser gentil é informar com educação e gentileza, sempre pensando na forma que você mesma gostaria de que te explicassem um assunto que você não domina. Por isso coloco mais uma vez o excelente texto do Luiz Bento, que nos lembra sobre a importância de agirmos com empatia nos trabalhos de divulgação científica.
  • Não tenha vergonha de divulgar seu conteúdo, colocando links para canal no Youtube, blog, podcast, etc. Eu fiz isso, porém eu levo muito em conta o conselho da jornalista Luiza Caires:

Outra coisa complicada é querer chamar o público para ver seu conteúdo na íntegra fora da mídia social. Não dá para obrigar o público a clicar. Sem já oferecer algo relevante não funcionará, precisa entregar algo com valor ali mesmo na mídia social.

— Luiza Caires (@luizacaires3) March 22, 2019

Moments x Threads

Eu já venho criando Moments no Twitter desde o finalzinho de 2017. Bom, na verdade você pode transformar sua thread em Moment depois de concluí-la e foi o que fiz com a thread do Dia Meteorológico Mundial em que falei sobre o Heliógrafo.

O bom de transformar uma thread em uma Moment é que você pode consultá-la mais facilmente depois. Se tempos depois de ter publicado aqueles tweets na thread você precisar mostrá-los para alguém, acessar as Moments torna a tarefa mais fácil.

NOTA: até o dia 27/03/2019 não consegui transformar a minha thread sobre o heliógrafo do Dia Meteorológico Mundial em uma Moment porque há algum tipo de erro no Twitter. Sendo assim, consultem o que escrevi a partir daqui.

O problema de manter seu conteúdo nas redes sociais

Bom, apesar do Twitter estar na área há mais de 10 anos e ter ganhado até mais força e mais usuários nos últimos anos, não acho seguro manter seu conteúdo somente nas redes sociais.

Concordo com a Luíza (jornalista queridíssima que mencionei anteriormente), quando ela diz que devemos produzir conteúdo atrativo nas redes, já que não adianta colocar seu link e esperar que todos cliquem nele. Você precisa atrair e prender os seguidores e penso eu (não sou especializada em redes sociais) que eles naturalmente clicarão em seus links por curiosidade. No entanto, uma rede social pode acabar a qualquer momento. Vocês se lembram do Orkut e de outras não tão famosas? Pois então, redes sociais acabam e seu conteúdo acaba junto.

Outra coisa: nas redes sociais, você não tem controle sobre várias coisas. A aparência da rede social pode mudar e de alguma maneira prejudicar sua produção de conteúdo e prejudicar também a visualização do conteúdo (já que as políticas da rede social podem mudar), Acredito que tendo meu próprio espaço na internet eu posso controlar mais variáveis do que tendo meu espaço apenas dentro de uma rede social. Como mencionei, enquanto eu finalizava esse post, eu precisava que a Moment do Twitter onde concentrei os meus tweets da thread estivesse pronta. Alguma falha técnica não me permitia concluir e publicar a Moment, então não consegui organizar os tweets como eu gostaria. Ou seja, é um fator que não posso controlar.

Por isso, eu ainda penso que o ideal é você pagar por um domínio e por um servidor e manter seu conteúdo em segurança. Claro, essa conduta é bastante pessoal e depende do perfil de cada um. Eu diria que é como aquela história de comprar x alugar imóvel.

Particularmente prefiro ter o meu próprio porto nesse grande mar que é a Internet e é por isso que tenho meu cantinho, que é o Meteorópole. Porém, apesar de toda a discussão sobre a internet-livro e de já ter considerado deletar meus perfis em redes sociais (bom, o perfil no Facebook eu deletei mesmo), eu penso que uma rede social pode ajudar a divulgar meu conteúdo. E o Twitter é a melhor delas, porque trata os links com respeito uma vez que permite que eles sejam clicáveis.

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Dicas, Educação, Instrumentos Meteorológicos, Opinião, Profissão, Radiação Tagged With: dia meteorológico mundial, dicas, divulgação científica, heliógrafo, insolação, moment do twitter, radiação solar, twitter

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Qual a diferença entre nevoeiro e neblina?
A única diferença entre nevoeiro e neblina (também chamada de cerração, ruço, névoa, librina o brêtema) é…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

A "Cientista" Grávida - A Série aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião resenha seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • Rockhopper Cooper – Resenha
  • O nome popular das plantas: o caso onze-horas
  • Mais uma ocorrência de cabeça d’água: cuidado nos rios e quedas d’água
  • Brinco de Oxum
  • A ausência do olhar

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.