
A resposta para essa pergunta será dada em valores aproximados, porque as coisas na natureza evidentemente não são feitas em série.
As nuvens Cumulonimbus são as nuvens de tempestade. Esse tipo de nuvem também é conhecido pela sua abreviação oficial, que é Cb. O leitor Claudio quis saber porque as nuvens não caem em cima da gente e acessou esse post onde explico tudinho. Depois de ler o texto, deixou um ótimo comentário com um questionamento:
Agradeço pela explicação sobre as nuvens. Mas tenho uma pergunta, nesse desenvolvimento vertical na formação das nuvens quantos metros chega a alcançar uma nuvem Cb?
Bom, a figura a seguir ajuda a responder essa pergunta:

Nuvens em diferentes alturas. Adaptado de Ahrens, D. Meteorology Today.
A figura acima mostra os 10 principais gêneros de nuvens. Como já expliquei para vocês em outras ocasiões, se você quiser aprender os nomes das nuvens, sugiro que foque inicialmente em conhecer esses 10 gêneros. Um desses 10 gêneros é o Cumulonimbus, que é a nuvem de tempestade. Sabe quando tem descargas elétrica (raios ou relâmpagos) e trovões? Então, quando isso acontece é porque certamente há uma nuvem Cb no céu de onde você está ou em algum lugar bem próximo.
A base de nuvens Cb está aproximadamente a uma altura de 1,5km – 2km. Já o topo de uma nuvem Cb bem desenvolvida pode atingir uns 18km se estivermos falando de regiões tropicais. Sendo assim, uma nuvem Cb pode ter pouco mais de 16km de altura! E vocês já pararam para pensar no quanto isso é assustador? O Monte Everest está a uma altitude de 8848m (9km, para arredondar), apenas como comparação e isso nos dá uma ótima ideia do assombroso tamanho de uma nuvem Cb.
Essa altura do topo de uma nuvem Cb (aproximadamente 18km) trata-se dos limites da troposfera, já na tropopausa. Na tropopausa, a temperatura não varia com a altura e isso não favorece com que as parcelas de ar quente que formam nuvens Cb continuem a subir e condensar.
Eu diria que a altura de uma nuvem Cb pode variar entre uns 12km-18km de altura (mais ou menos, essa faixa pode variar). Isso vai depender da intensidade da tempestade e de sua localização. Cb’s em áreas tropicais costumam ser mais profundos (ou seja, mais altos).
Links para aprender mais
Acredito que o assunto que mais trato aqui no blog é nefologia. Por isso, fiz uma lista com a maioria dos textos que escrevi sobre o tema. Basta clicar aqui.
Em especial sugiro esse texto da Estação Meteorológica do IAG-USP, que ajudei a elaborar. Esse texto é muito bacana para quem quer aprender os nomes das nuvens, pois conta com uma imagem bem interessante construído a partir de fotografias tiradas na própria Estação.
Livro recomendado
Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.
Eu recomendo esse livro com bastante frequência porque ele realmente é muito bom. Eu o recebi na versão digital e na versão física e em várias ocasiões ele me serviu como consulta rápida para elaborar um texto aqui para o blog ou para tirar alguma dúvida sobre meu trabalho. Recomendo sempre. E se preferir, pode comprá-lo na Amazon também pois também recebo comissão.
Ajudando o blog de outras formas
Além de comprar os livros e outros produtos que indico a partir dos links daqui do blog, você pode doar pelo PayPal (qualquer quantia já ajuda no café) e para isso basta clicar no link.
Se você está sem grana sobrando e gosta do meu conteúdo, compartilhe meus links com as pessoas que você conhece e que possam se interessar. Por favor, compartilhe os links de coisas que você gosta (não apenas meu blog). Jamais copie e cole todo o conteúdo.
*Monte Everest – 8.848 m, não km! 😉
Puxa hahahahah 😳😂 assustada só de imaginar.
Obrigada, Rachel 😘