
O leitor Vinícius chegou até meu blog através do post “Por que as nuvens não caem em cima da gente?” e deixou um comentário com outra excelente pergunta:
Por que quando nós fervemos a água no fogão, e o vapor sobe, não se formam nuvens em cima do fogão?
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que nuvens são formadas sim. São pequenas nuvens, na verdade. Aquela manifestação esbranquiçada que muitos chamam de “vapor da panela” ou até de “fumaça”, é na verdade uma pequena nuvenzinha que se formou. Eu falei sobre isso nesse post antigo do blog porque essa é uma das coisas que eu mais gostava de falar para os visitantes que eu recebia na Estação Meteorológica.
É importante sempre deixar claro que o vapor d’água é um dos gases que compõe a atmosfera. Por ser um gás, não conseguimos ver o vapor d’água, uma vez que ele faz parte da mistura de todos os gases que compõe o que chamamos de atmosfera.
Quando a água da panela evapora, esse vapor d’água formado condensa-se logo acima da panela, tornando assim a voltar para o estado líquido. Essa condensação pode ocorrer na tampa da panela, quando ela fica toda molhada caso você tenha deixado a panela parcialmente tampada. Mas essa condensação também pode ocorrer em pequenos núcleos de condensação presentes na cozinha logo acima da panela (partículas de poeira e sal, por exemplo, suspensos no ar). Esses pequenos núcleos de condensação vão atuar como pequenas superfícies onde o vapor d’água poderá se condensar e dessa maneira teremos as gotículas que compõe a pequena nuvenzinha.
A cozinha poderá ficar toda enevoada se você estiver cozinhando bastante coisa e caso as janelas da casa estejam fechadas. Ou seja, as pequenas nuvens vão se formando e logo tomarão conta de todo o ambiente, desde que haja pouca circulação de ar nesse ambiente. No entanto, se a janela estiver aberta, teremos uma corrente de ar que logo dissipará a pequena nuvenzinha que se formou. E eu acredito que a dúvida do Vinícius acabou de ser respondida bem aqui: as nuvenzinhas se formam, mas elas não se sustentam porque a circulação de ar dentro de casa faz com que elas se dissipem.
Durante a dissipação, as gotinhas vão tornar a evaporar e vão se misturar na atmosfera, podendo eventualmente participar no processo de formação de nuvens “tradicionais” na atmosfera. Ou seja, a água que evaporou de sua chaleira vai se juntar aos gases atmosféricos, poderá subir como uma parcela de ar e formar uma linda nuvem.
Outras dúvidas do leitor
Ao longo desses anos de blog, respondi várias perguntas dos leitores. Para ver todas, clique aqui.
Livro recomendado
Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.
Eu recomendo esse livro com bastante frequência porque ele realmente é muito bom. Eu o recebi na versão digital e na versão física e em várias ocasiões ele me serviu como consulta rápida para elaborar um texto aqui para o blog ou para tirar alguma dúvida sobre meu trabalho. Recomendo sempre. E se preferir, pode comprá-lo na Amazon também pois também recebo comissão.
Ajudando o blog de outras formas
Além de comprar os livros e outros produtos que indico a partir dos links daqui do blog, você pode doar pelo PayPal (qualquer quantia já ajuda no café) e para isso basta clicar no link.
Se você está sem grana sobrando e gosta do meu conteúdo, compartilhe meus links com as pessoas que você conhece e que possam se interessar. Por favor, compartilhe os links de coisas que você gosta (não apenas meu blog). Jamais copie e cole todo o conteúdo.
Minha lojinha no Repassa
Se você gosta da proposta de reaproveitamento e economia, sempre pensando no meio ambiente e no bolso, confira minha lojinha no Repassa.
Siga-me também nas redes sociais!
Sobre
A imagem que abre o post é do Unsplash.
Isso de deixar a cozinha enevoada já aconteceu comigo e imaginei que fosse mesmo vapor d’água. Os vidros das portas chegaram a ficar embaçados. Mas aí foi só abrir e deixar ventilar que a “nuvem” foi embora. ☁
Excelente texto, Sams!
Adoro sempre ver vc por aqui. Obrigada, querida capitã :*