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Experiências científicas que fiz com meu filho de 4 anos*

30/05/2019 By Samantha Leave a Comment

Crianças estudando Ciências. A ilustração sugere que elas estejam estudando astronomia. Imagem meramente ilustrativa. Cortesia de Stock Unlimited.

Hoje vamos falar de 2 experiências científicas que fiz com meu filho de 4 anos e vou falar, de acordo com minha experiência, como abordar alguns conceitos científicos. Veja, vou falar de acordo com minha experiência porque ainda me falta literatura sobre Pedagogia voltada para um público tão pequeno e exigente. Eu fiz alguns cursos e assisti palestras com métodos de ensino voltados para o público adolescente/adulto e eu ainda estou começando minhas leituras sobre métodos de ensino para crianças. Mas eu tenho, digamos assim, conhecimento prático. Fui professora de escola dominical, atendi crianças bem pequenas em meu trabalho e tenho um filho de 4 anos. Com observação e tentativa/erro, acredito que consegui algum sucesso em transmitir conhecimento para esse público tão exigente.

Sendo assim, se você tiver alguma leitura para me recomendar sobre o tema (métodos de ensino para crianças em idade pré-escolar), deixe anotadinho nos comentários, por favor.

Sempre quis ter filhos e uma coisa que eu tinha certeza é que eu iria transmitir para eles coisas do meu universo. Eu quero lhes ensinar sobre minhas paixões, quero muito inspirá-los. Não, meu filhos não precisam ser cientistas . O que eu quero é que eles sejam curiosos, questionadores, criativos, justos e corretos. E eu acredito que a ensinar ciências para eles faz parte do legado que eu quero deixar.

Conforme meu mais velho foi crescendo, pensamos em maneiras de inspirá-lo e maravilhá-lo. o Já levamos ao Sabina (espaço de divulgação científica em Santo André-SP) em 3 ocasiões. Ele também já foi ao Jardim Botânico, Jardim Zoológico e evidentemente ao Parque CienTec algumas vezes. Já viajamos em família em várias ocasiões, quando sempre gostamos de ir à lugares onde de alguma maneira ele terá contato com a natureza. Agora que ele está prestes a completar 4 anos, pensei que já era momento de tentarmos fazer algum tipo de experimento simples. Olha, veio a calhar: com um pequeno de 4 meses e com dias frios de outono, acabamos saindo de casa com menos frequência e precisamos pensar em maneiras de manter o mais velho ocupado. Eu também já estou fazendo algumas atividades com o pequenininho de 4 meses, mas isso é assunto para outro post.

Sem mais delongas, vamos falar dos dois experimentos?

Vulcão

A primeira experiência que fiz com meu filho foi a clássica do vulcão. Para fazer essa experiência, você vai precisar de corante alimentício vermelho, bicarbonato de sódio e vinagre. Para fazer a estrutura do vulcão, vale a criatividade. Eu já vi um vulcão feito de areia e no centro do vulcão, um potinho é colocado (pode ser um potinho de Yakult, por exemplo). Já vi esquema semelhante, porém usando massinha de modelar.

Eu usei um carretel em formato de cone. Minha mãe é crocheteira e sempre tem desses carretéis vazios lá em casa. Achei um recipiente comprido de plástico que se encaixava direitinho no centro desse cone. É importante ter esse recipiente impermeável no meio porque é onde despejamos o vinagre, o bicarbonato e o corante vermelho.

Experiência 1 – Experiência do Vulcão

Materiais:

– vinagre

– bicarbonato de sódio

– corante vermelho

– estrutura para montar o vulcão: pode montar em areia, massinha de modelar, papel pedra, etc. Use o que tiver a sua disposição. Eu usei um carretel vazio em formato de cone, como contei no texto.

A quantidade dos materiais vai depender do tamanho do recipiente (ver texto para entender o que é esse recipiente). Uma proporção 1:1 de vinagre e bicarbonato funciona bem. O corante que usei é o corante alimentício, mais seguro para ser usado com crianças. Uma pitadinha do corante costuma ser suficiente, mas a quantidade pode variar dependendo da qualidade do corante e do tamanho do seu vulcão.

Misture o corante com o bicarbonato e coloque dentro do recipiente que estará encaixado na cratera do vulcão. Em seguida, coloque o vinagre e então temos nosso vulcão!

Dica: permita que a criança execute o experimento. A alegria deles ao ver o vulcão entrar em ‘erupção’ não tem preço. Eu até filmei meu pequeno, super feliz em estar participando daquela ‘mágica’.

Bom, o que expliquei para meu filho? Disse que estava acontecendo uma reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio. Aproveitei para dizer que reações químicas acontecem o tempo todo: dentro do nosso corpo, quando fazemos um bolo, etc. Expliquei que nas reações químicas, ingredientes são misturados e deixam de existir para que outros produtos se formem. Então expliquei que nessa mistura entre bicarbonato de sódio e vinagre, outros produtos se formavam, dentre eles um produto chamado gás carbônico, que fez o o líquido borbulhar e se espalhar como se fosse um vulcão.

Vejam, evidentemente não fui totalmente precisa em minha explicação. Meu filho tem apenas 4 anos e eu acredito que a gente pode usar um vocabulário de acordo com a faixa etária e que também pode introduzir algumas palavras e termos novos.

Também deixei claro que não é um vulcão como os da natureza. Expliquei que num vulcão de verdade temos lava, que é bastante quente e nem teria como chegarmos perto. Mais uma vez, não menti, porém não dei a explicação completa. Crianças de 4 anos não prestam atenção por períodos prolongados de tempo e claro, para ele o mais interessante era o espetáculo borbulhante. Gastei 1l de vinagre, dois pacotinhos de bicarbonato e um vidrinho de corante em pó hahahahaha. Daí vocês imaginam quantas vezes o vulcão entrou em erupção lá em casa. Sendo assim, procurem fazer o experimento no quintal ou em uma área externa, porque fica mais fácil de limpar depois (coloque a criança pra ajudar).

Bom, se tiver atacadista aí perto de onde você mora, talvez seja o caso comprar esses produtos em quantidade e pagando um preço mais barato.

O bicarbonato de sódio é abrasivo, então em contato com a pele delicada pode deixá-la áspera ou irritada. O vinagre também pode irritar a pele e o cheiro dele pode enjoar algumas pessoas, então é melhor fazer o experimento em um ambiente aberto ou ao ar livre. As crianças sempre precisam da supervisão de um adulto.

No entanto, é importante deixar claro que o vinagre e o bicarbonato de sódio em geral não causam problemas sérios (a não ser que a criança seja bem alérgica) e podem ser manuseados pela maioria das crianças durante os experimentos. SEMPRE COM SUPERVISÃO, CLARO.

Enchendo um balão sem usar o ar dos pulmões

Como eu tinha vinagre e bicarbonato, logo pensei em fazer outro experimento igualmente interessante e clássico. E a experiência que escolhi foi outro clássico: encher um balão sem usar o ar dos pulmões.

Bom, eu coloquei dentro de uma garrafa PET cerca de 100ml de vinagre + meia xícara de bicarbonato (aproximadamente). Mais uma vez, eu não estou sendo rigorosa com as quantidades, porque não é meu objetivo (é importante para adolescentes que estão aprendendo química e estão aprendendo a fazer os cálculos para fazer um experimento mais rigoroso) e a quantidade de ingredientes que você vai usar vai depender do tamanho do seu vulcão (caso anterior) e do tamanho de sua garrafa.

Experiência 2 – Vamos encher um balão

Materiais

– vinagre

– bicarbonato

– bexiga/balão

– garrafa PET

Coloque o vinagre dentro da garrafa PET. Já deixe o bicarbonato separado (pode usar um funil de papel para fazer o bicarbonato entra rapidamente dentro da garrafa). Assim que colocar o bicarbonato, bem rapidamente, já encaixe a bexiga no gargalo da garrafa. O balão vai se encher rapidamente na medida que a reação química entre o vinagre e o bicarbonato acontece, quando o gás carbônico é liberado. Para explicações mais detalhadas sobre essa reação química, clique aqui.

Outra coisa que fiz foi encher outro balão com ar dos pulmões até deixá-lo mais ou menos do mesmo tamanho que o balão enchido com o gás carbônico do experimento. Não tínhamos uma balança de precisão, mas era possível notar que o balão enchido com ar dos pulmões era mais leve pois sofria mais com o atrito da atmosfera ao ser jogado para cima do que o balão que foi cheio somente com gás carbônico do experimento. Ocorre que o ar dos nossos pulmões é uma mistura de gases (mais ou menos na mesma proporção que o ar atmosférico). Essa mistura de gases tem menor densidade do que a densidade do gás carbônico sozinho.

Mais uma vez, eu simplifiquei esses conceitos e fiz algumas comparações com coisas que meu filho conhece para reforçar o aprendizado. E claro, nos dois experimentos, o que mais interessou para ele foi a diversão de ver o vulcão entrar em erupção e de ver o balão se enchendo sozinho, como mágica.

E por falar em mágica, acredito que esse ar de ‘mistério’ nessa idade é muito bacana. Porque as crianças tentam desvendar os mistérios, já que são muito curiosas. Elas querem sim entender o que está acontecendo e eu adoro poder transmitir isso para ele. E claro, é importante reforçar que há uma explicação para os fenômenos que ele está enxergando e que o que a criança vê é resultado de suas próprias ações. Penso que assim estou ajudando no desenvolvimento de uma criança para que ela não seja alvo de charlatães.

Leia também:

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Sobre a imagem de destaque

Crianças estudando Ciências. A ilustração sugere que elas estejam estudando astronomia. Imagem meramente ilustrativa. Cortesia de Stock Unlimited.

Fazendo minha propaganda: participações recentes em podcasts

Bom, nem sempre escrevo por aqui na quantidade que eu gostaria. Eu realmente ando fazendo muita coisa e nem sempre tenho tempo para escrever. Só que eu andei fazendo umas coisas bem legais recentemente:

  • Participei de dois episódios do SciKids, respondendo perguntas sobre oxigênio no espaço e sobre o Sol. Ouçam o SciKids com os filhos de vocês, recomendem para seus amigos com filhos, falem do programa com as professoras, etc. É uma iniciativa maravilhosa e eu fico muito feliz em contribuir com esse podcast de Ciências para crianças.
  • Participei mais uma vez do Teolabcast, podcast dos amigos Leo e Cedric. No Teolabcast falamos sobre fê, sobre atualidades, ciências, etc. Nesse episódio, falamos sobre emergência climática.

Confiram meu trabalho fora do Meteorópole, porque ando me associando a pessoas muito bacanas por aí. E sigam-me no Twitter.

* Depois o pessoal no Twitter chamou minha atenção para a ambiguidade do título do post, pois pode sugerir que fiz experimentos científicos usando meu filho como sujeito de teste ou cobaia. Ele vai ler isso daqui uns anos e me achar meio doida, hahahaha.

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Filed Under: Blog, Experiências, Geologia, Pedagogia Tagged With: deviante, emergência climática, emergência do clima, ensinando ciências para crianças, idade pré-escolar, podcasts, scikids, teolabcast, vulcão

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