
Recentemente tive um mal entendido com uma pessoa muito especial. Ela leu um texto meu e entendeu apenas uma fração do que eu quis dizer. No entanto, ao invés de chegar até mim e esclarecer suas dúvidas (afinal, essa pessoa me conhece há anos), ela preferiu tirar suas próprias conclusões.
Esse acontecimento me abalou bastante a ponto de eu ter pegado uma certa raiva do texto que gerou a situação. Fiquei aborrecida com o blog e com minha produção de conteúdo. Também fiquei pensando em como julgamos as pessoas somente pelo o que elas postam nas redes sociais.
Nós editamos nossos momentos e nossos pensamentos quando postamos as coisas. Muitos de nós postamos somente fotos bonitas em locais bem decorados ou paradisíacos. Ajeitamos a xícara de expresso com o biscoitinho para ela ficar agradável na foto. Muitos produtores profissionais de conteúdo compram até itens de decoração para deixar o espaço de gravação mais bonito. Nem tudo o que a gente vê é verdade. Não significa também que as pessoas estejam necessariamente mentindo: elas só não contam a história toda.
É muito importante fazer essa leitura crítica do que se vê nas redes sociais. Muitos não gostam de expor fragilidades, porque tem a rede social aberta ou preferem tratar de certos assuntos de maneira particular. Outros escancaram a vida, porque estão necessitados dessa atenção. Acredito que escolher a postura certa é algo muito particular e infelizmente nós não temos muito controle sobre o que os outros vão pensar de nós. Mas eu acho triste que em muitos casos a comunicação entre as pessoas esteja tão prejudicada: a gente vê o que o outro postou e assume as coisas. Isso é bastante ineficiente, o ideal é mandar uma mensagem privada, telefonar, ou até melhor, encontrar-se pessoalmente e falar sobre a vida, sobre as questões que nos afligem e sobre nossas dificuldades.
Cada um deve fazer sua parte para melhorarmos a comunicação. A internet tem que ser um complemento na comunicação, pois a comunicação é um processo e não deve ser encerrado em um post de rede social.
Imagem que abre a postagem: árvore com balões de comunicação, para sugerir que o processo de comunicação ao mesmo tempo é simples quando se olha o todo, porém é bastante complexo. Cortesia de Stock Unlimited.
Comente