
Bom, estou trabalhando em casa no momento. Estou com o blog, participando de algumas atividades do Portal Deviante e aceitando convites para outros podcasts igualmente bacanas. Pretendo reformular algumas coisas do blog. Nada sério, claro que continuarei falando sobre Meteorologia e sobre outras coisas desse meu universo um tanto caótico igual a atmosfera. Eu pretendo mudar algumas seções daqui do blog, reorganizar a coisa toda.
Enquanto estou em casa tenho muitos projetos para mim e para minha família. Um deles é aprender a cozinhar melhor, pensando muito em receitas vegetarianas quando for possível. Não tenho planos imediatos para me tornar vegetariana, porém pretendo reduzir bastante o consumo de carne.
Aprender a cozinhar é um processo muito gostoso de descoberta de novos ingredientes e sabores. Há momentos em que é uma verdadeira volta ao mundo, porque acabamos conhecendo a gastronomia de outros lugares. Aos poucos você acaba vendo que muitas vezes pagamos caro por pratos de restaurante que não são bem preparados. O aperfeiçoamento vem aos poucos.
Eu aprendi o básico sobre cozinha ajudando minha mãe desde a infância, então consigo seguir receitas com certa facilidade. Se você realmente não sabe nada de cozinha, recomendo um livro ótimo, que é Dona Benta: Comer Bem – Edição Especial Completa. Sério, esse livro ensina a fazer arroz com feijão e café com leite, literalmente. Se você não sabe nada de nada, recomendo esse livro que também conta com excelentes receitas. E claro, na internet tem inúmeras opções de sites e canais onde é possível aprender a cozinhar e ter acesso a ótimas receitas. Bom, para mim as melhores receitas estão em três lugares:
Eu sei, tem váaaarias outras opções na internet, mas quando encontro receitas desses lugares eu sei que as receitas foram testadas, porque tanto a Rita Lobo quanto a Ana Maria Braga são mulheres que eu considero que são muito transparentes com seu público. E a Carla também tem muita credibilidade. Ela é uma pessoa muito querida que tive a oportunidade de conhecer pelas redes sociais e eu adoro a afetividade com a qual ela trata os alimentos, nos convidando a conhecer os ingredientes de nossa região. Sério, cada receita é um causo, uma escrita gostosa que nos convida a comer bem.
As receitas que andei testando nos últimos dias foram:
- Macarrão picante ao molho de amendoim e brócolis: eu fiquei bem cética com relação a essa receita, mas eu estava num dia em que resolvi ousar. Fui ao supermercado, comprei o creme de amendoim, o shoyu, brócolis e outros ingredientes necessários. Segui a receita direitinho e o resultado foi um macarrão super diferente. Meu filho não gostou porque ele sentiu o sabor do limão. Eu tinha feito sem a pimenta porque achei que ele fosse gostar, mas ele sentiu o limão e não curtiu. Pretendo fazer sem o limão e espero que ele goste.
- Batata recheada vegetariana: eu adoro aquelas batatas recheadas de shopping e eu queria preparar. Tive dificuldades para “cavucar” a batata, mas o sabor ficou excelente. Vale preparar com outros recheios, mas esse espinafre com curry fica muito bom.
- Canjiquinha de carne moída: essa receita não é de nenhum dos sites que indiquei anteriormente, mas eu testei e gostei muito. A diferença é que não usei caldo de carne (aquele de tablete). Temperei com páprica defumada, sal e o tal “Tempero Edu Guedes” ( sal, amido de milho, aroma idêntico ao natural de costela, cebola, cebolinha, pimentão vermelho, pimentão verde, cenoura flocos, cúrcuma e salsa.{x} ). Esse tempero pronto tem feito bastante sucesso por aí e eu não quero ficar viciada em usá-lo porque tem ingredientes artificiais e ao meu ver acaba sendo como um tablete de tempero só que um pouco mais suave. Só que o danado do tempero é gostoso. Só não é bom usar sempre porque se torna enjoativo. Ah sim, e a receita da canjiquinha ficou ótima, sendo uma alternativa à tradicional canjiquinha com costelinha defumada.
- Canjiquinha vegetariana com ora-pro-nobis: ok, aqui preciso esclarecer que eu tive que mudar o ingrediente principal dessa receita. O ora-pro-nobis da minha mãe estava pequeno, não pude usar. Então eu fiz exatamente a mesma receita, porém usando couve no lugar. Ficou gostoso, então se você não tiver ora-pro-nobis, pode fazer com couve que fica bom também.
E então, gostaram desse post mais “vida de dona de casa”? Bom, como vocês sabem minha vida mudou e eu não estou trabalhando fora no momento. Estou me dedicando aos meus filhos pequenos e à minha adaptação no novo endereço. Eu sou grata por ter esse momento para respirar e tocar projetos.
Comente