
Meus filhos fizeram uma atividade tão simples e tão legal que eu pensei em compartilhar aqui com vocês como uma ideia de atividade para o isolamento social.
Antes de mais nada, recomendo para que todos os pais de crianças em idade pré-escolar tenham em casa algumas coisinhas de papelaria que são muito usadas em atividades educativas:
- guache
- papel crepom
- papel colorido/dobradura
- revistas velhas
- cola
- tesoura
Sempre tenham essas coisinhas em casa. Se você tiver espaço, guarde embalagens de iogurte, tampinhas de garrafa, rolo vazio de papel higiênico, etc. Há muitas atividades dentro da educação infantil que usam material reciclável.
Eu sei que no momento que estamos vivendo atualmente, não tem como ir na papelaria e fazer compras. Minha sugestão é que de repente você procure uma loja online e faça algumas comprinhas, acredito que vale o investimento. Você vai ajudar as crianças a terem atividades fora das telas, proporcionando novas experiências. Além disso, aproveitem materiais que vocês tem em casa.
Pois bem, para a atividade que fizemos em casa nós precisamos apenas de guache (uma cor é o suficiente), uma folha em branco (se for papelão ou um papel mais grossinho fica melhor), uma figura para usar como decalque (uma silhueta recortada) e fita crepe.
Fiz um rolinho de fita crepe e colei o decalque por cima do papelão. Em seguida, deixei as crianças pintarem o papel inteiro. Em seguida, removemos o decalque e então tivemos lindas obras de arte. O mais velho escolheu o tema dragão. Para o pequeno, a professora já tinha mandado o decalque de coelhinho (porque foi na semana da Páscoa). Bom, isso pode ser feito com qualquer cor e com qualquer decalque. A criança pode decorar o quarto ou seu cantinho de brincadeiras com suas obras de arte.
Tão simples e tão bacana, gostei bastante. Inclusive o mais velho quer fazer novamente usando outros estêncis.
Se você não tiver pincel, pode usar um pedaço de esponja de lavar a louça, um pincel velho de barbear, algodão, rolinho de pintura, etc. Como será necessário pintar uma área grande, esses outros materiais inclusive são até melhores que o pincel.
Espero que tenham curtido essa dica simples, fiquei orgulhosa dos meus meninos e eles se sentiram muito felizes com o resultado final, uma “pintura mágica”.
Outra atividade legal para fazer com as crianças é colagem estilo mosaico, usando folhas velhas de revistas, encartes de propagandas de compras, etc. Sabe aquele papel de presente velho que está debaixo do colchão? É momento de aproveitar. Se você mora em casa com quintal, use folhas secas, sementes, gravetos, penas e outros materiais da natureza nessa colagem.

Na imagem acima, mostro uma atividade que na verdade era do pequeno (quase 1 ano e meio), porém o maior (quase 5 anos) se animou novamente. Adoro quando isso acontece porque ajuda na conexão entre irmãos e eu não preciso me preocupar em outra atividade para o maior. Inclusive o pequeno se sente encorajado e copia o mais velho. Eu usei restos de lantejoulas, pedaços de papel de presente, botões, casquinhas de lápis e até algumas continhas que achei perdidas em minha caixa de costura.
Esse semana está sendo muito difícil, acredito que bateu muito forte o desconforto de ficar presa dentro de casa. E eu me sinto sobrecarregada demais. E não foi só comigo, meu marido e meus filhos estão dando sinais de cansaço e desânimo também. Meu filho mais velho já não está tão empolgado com a ideia de “escola em casa”, ele sente falta da professora e dos amiguinhos. Ele chegou a me dizer que prefere a professora dele, que não é tão brava quanto eu. Eu achei engraçado e fiquei feliz por ele gostar tanto da professora.
Fiquei pensando que quando escrevi aquele texto falando sobre homeschooling há quase 3 anos, eu falei sobre a questão do convívio social. E eu torno a bater nessa tecla. Quem pensa que escola é apenas conteúdo, está enganado. Se você é um pai ou mãe com muita paciência e dedicação e se você é um pai ou mãe que gosta de estudar, vai conseguir transmitir o conteúdo. Claro que não vai ser com a mesma eficiência de um profissional da educação, que estudou para isso, mas é capaz de fazer isso criando seu próprio método intuitivo. A questão é que escola é muito mais do que aprender conteúdo dos livros. Escola é convívio, é amizade e memória afetiva.
Eu realmente espero que consigamos passar por isso e que tenhamos condições de catar os caquinhos e recomeçar. Todos os dias oro pela vida dos profissionais de saúde e cientistas da área de desenvolvimento e testes de medicamentos, para que um novo tratamento seja desenvolvido por esses profissionais tão empenhados. Eu aprecio muito o trabalho dos cientistas, sempre tão importantes e pouco reconhecidos. Acredito que a gente pode aproveitar esse momento e falar sobre a importância do desenvolvimento científico para nossos filhos e sobre como a humanidade consegue superar seus problemas usando a perseverança e o conhecimento.
Não está fácil, mas vamos tentar.
Comente