
Durante o período de isolamento social, muitas mães estão sendo as únicas ou principais responsáveis pela rotina de educação dos filhos. Seja o homeschooling tradicional ou o ensino por meios remotos, as mães são aquelas que buscam conteúdo, apoiam a criança e a ajudam a manter o foco, conectam na sala de aula virtual ou ambiente virtual de aprendizagem, ficam fiscalizando para ver se a criança está cumprindo com suas responsabilidades, etc.
Não é novidade nenhuma que geralmente somos nós mulheres que acabamos sendo as responsáveis pelo acompanhamento escolar, mesmo antes do COVID-19. Na grande maioria das vezes, quem vai na reunião escolar são as mães. Somos nós que acompanhamos a lição de casa, olhamos a agenda, etc. Há pais que não sabem nem o nome da professora do filho! Essa constatação mostra mais uma vez o quanto as mulheres quase sempre estão muito sobrecarregadas e essa pandemia nos deixou ainda mais atarefadas, já que muitas tem que atuar como professora/mediadora, além de cuidar do seu home office e tarefas do lar. A divisão de tarefas é uma mera lenda em muitos lares brasileiros.
Algo que sempre notei é que em muitos lares, essa questão das tecnologias relacionadas com a internet são coisas deixadas para os homens. Se o roteador deu problema, o marido olha. Se um app não funciona como deveria, o marido olha. Se é necessária a instalação de algum software no notebook, o marido olha. E veja, isso ocorre até mesmo em situações onde o marido nem é da área de informática. Essas coisas se tornaram o chuveiro, o encanamento e a instalação elétrica: tudo coisa de homem. E não era para ser assim, já que nós fomos pioneiras na programação.
Pois bem, a internet tem sido uma importante ferramenta no ensino durante a pandemia. Não é um EaD como metodologia de ensino, mas temos um ensino sendo feito usando a Internet como ferramenta. As professoras mandam vídeos, mandam as tarefas por e-mail, há o ambiente virtual das escolas, etc. Há mães completamente sobrecarregadas e completamente perdidas também no que diz respeito ao uso das tecnologias.
Sobre estarmos sobrecarregadas, a gente precisa dividir essa carga com alguém. Converse com o pai das crianças e faça algum acerto para que ele faça o serviço doméstico enquanto você acompanha seus filhos ou faça um cronograma para que o pai também participe do acompanhamento escolar durante alguns dias da semana. Esse exemplo simples é para mostrar que precisamos aprender a delegar tarefas. Não cobre muito de si mesma, você não é a professora: está ali como uma espécie de mediadora. E rotina é fundamental.
E sobre estarmos perdidas com o uso da tecnologia, aqui fica um puxão de orelha: busquemos conhecimento. Não fique pensando que algo é difícil demais para você ou que é complicado e você tem que chamar seu marido. Acho triste que algumas mulheres tenham esses pensamentos limitantes ainda hoje na nossa sociedade. Claro que cada um tem afinidades e talentos diferentes, mas somos capazes de aprender muita coisa. Tenha afinco, sente ao lado de seu filho e procure entender como funcionam as coisas. Peça sim ajuda ao marido, caso ele tenha mais afinidade. Porém use esse momento de ajuda como oportunidade para você aprender também. Somos capazes de muitas coisas.
Radar Meteorópole
Nunca canso de dizer que essa seção do blog em que escrevo no final do post uma seleção de textos e dicas, foi sugestão do amigo gente boa Vinícius, do blog Monolito Nimbus. O blog dele tem de tudo, sério. Dia desses ele ensinou a fazer um monolito de cerâmica plástica. Ou seja, se você gosta da deliciosa aleatoriedade do Meteorópole, vai gostar do Monolito Nimbus também.
Agora vamos a outras recomendações:
- Saiu texto meu lá no Portal Deviante. Eu falei sobre Goethe e os nomes das nuvens, corram lá.
- Como falei basicamente sobre a importância das mamães se instruírem, sugiro o site da UAITEC com vários cursos curtos e muito interessantes. Não sei se vale apenas pra Minas Gerais, mas no site há vários cursos introdutórios e gratuitos para fazer. Pode ser a oportunidade para você se apaixonar por uma área e fazer dela uma profissão ou apenas para você adquirir conhecimento numa área que considera como hobby.
- Confira os mais novos episódios do TEOLABCAST.
Leia também:
Que bom que gostou do tutorial de cerâmica plástica. Minha mulher que descobriu esse material e está trabalhando profissionalmente com ele agora, em peças artesanais. Achei muito interessante e montamos esse breve “making of” para compartilhar um pouco sobre o material e a técnica, assim como do trabalho dela.
Eu acho que é um material semelhante ao que minha mãe fez um curso anos antes. Vou mostrar o link pra ela. As peças são lindas, parabens pra sua esposa (vi o outro post também!). Já vou achar no IG.
Abraços