
Nesse momento de pandemia, as crianças não estão indo para a escola. Muitas estão tendo aulas a distância, mas não dentro dos preceitos EaD que estamos acostumados para cursos universitários. A propósito, tem muita gente pesquisando sobre educação mediadas por tecnologia da informação, mas quase sempre envolvendo o aprendizado de adultos. Crianças precisam do convívio social e da afetividade que o ambiente escolar proporciona, então na verdade o que as crianças estão tendo no momento são atividades remotas de ensino.
Eu acredito, como mãe (não sou pedagoga, mas comecei a cursar licenciatura) que o ensino remoto para a educação infantil não funciona muito bem. Não adianta fazer com que crianças tão pequenas de 3-5 anos possam ficar focadas muito tempo numa atividade online. Muitas escolas estão proporcionando atividades online curtas e muitas vezes assíncronas, de modo que os pais acabam atuando como mediadores ou até mesmo professores.
Sempre gostei de ajudar meu filho mais velho nas atividades escolares. O meu mais novo ainda não tem 2 anos e não chegou nessa fase, mas procuro atividades lúdicas que tenham a ver com sua faixa etária. Eu percebi que essa pandemia me transformou numa educadora. Vejam eu tenho todo respeito pelas pedagogas e sei que elas tem um saber técnico que eu não tenho. Porém com essa pandemia tive que ler, mergulhar um pouco mais nesse universo do ensino. Eu virei uma mãe meteorologista que fez algumas disciplinas de licenciatura e que agora é educadora emergencial. Estou cansada, porém gostando.
E foi nessas que descobri um aliado interessante: o Pinterest. Se você digitar “matemática para a pré-escola“, por exemplo, vai encontrar várias ideias e fichas de atividades prontas para trabalhar. Eu criei um mural com o nome do meu filho mais velho e fui salvando atividades semelhantes às que ele viu na escola, como uma maneira de complementar. Também procuro coisas que ele gosta, como desafios de raciocínio, desenhos para colorir, ideias de jogos, etc.
Eu criei também um mural para meu filho mais novo com atividades sensoriais próprias para a idade dele. Tem muita ideia boa e centralizada na mesma rede social, fácil de usar e muito prática para as mães (pois tem o app, você consulta do celular).
Acredito que buscando atividades corretas para a faixa de desenvolvimento e dentro de temas que a criança já curte ajuda no aprendizado. E mantém os pequenos ocupados, longe das telas. Não sou contra a tela, inclusive já postei dicas de apps para crianças pequenas, mas penso que um tempo offline de qualidade é essencial.
DICA FINAL: crie um board (mural) para salvar as atividades que pretende passar para seus filhos. Pode criar um mural para cada criança e se quiser, pode mantê-lo privado. Isso tem facilitado bastante a minha vida de mãe educadora.
Imagem da capa do post: Unsplash
Radar Meteorópole
- Episódio novo do Teolabcast, onde batemos um papo sobre consumismo e cristianismo;
- Sabe o SciCast? Estou lá de novo falando sobre o Ciclone Bomba.
- Vitamina D e Radiação Solar, do Monolito Nimbus;
- Ciclone Bomba, texto lá do Monolito Nimbus também;
- Nem toda doação é um ato de amor: texto da Izabel que fala sobre como fazer boas doações para bibliotecas;
- O que a Ficção Científica não é? Mais um texto muito bom da Lady Sybylla.
Comente