
Com o isolamento social, muitas pessoas se voltaram ao EaD. Algumas infelizmente foram forçadas a isso, pois o curso presencial que faziam teve que ser interrompido devido ao isolamento social parcial, que levou ao fechamento das instituições de ensino.
Entretanto, outras pessoas estão trabalhando em casa e estão deixando de enfrentar horas de trânsito e transporte público, sobrando assim algum tempo para se dedicar a outras atividades. Eventos sociais também devem ser evitados e muitos foram cancelados, então há mais tempo disponível em casa. Outras pessoas infelizmente foram demitidas e estão usando o tempo em casa para se atualizar profissionalmente. Seja qual for seu caso, espero que a lista de dicas que selecionei ajude.
- Busque um ambiente que te proporcione o máximo de atenção: você não precisa ter um escritório chic em sua casa. Uma escrivaninha em seu quarto, com uma cadeira confortável e um lugar livre de distrações já ajuda bastante.
- Se você mora com outras pessoas, combine com elas horários para que você possa estudar tranquilamente. Chegue num acordo para que a convivência seja legal e você possa aproveitar ao máximo de seus estudos.
- Confira o calendário e o cronograma de seu curso. Se for o caso, imprima ou copie as informações e cole na parede ou em qualquer outro lugar visível.
- Comece com um curso curto, um curso de extensão. Se você tem dúvidas se vai se adaptar a um curso EaD mais longo (como uma graduação ou pós-graduação), minha dica é que comece com cursinhos curtos em áreas que você tem interesse. Dessa maneira você vai pegando o jeito das principais plataformas de aprendizagem virtual (Moodle, Google Classroom, etc) e vai aprendendo a se organizar dentro dessa nova maneira de estudar.
- Organize seus propósitos e objetivos
- Projete um esquema diário de estudos, estabelecendo um ritmo de acordo com seus horários disponíveis e urgências.
- Compreenda os textos de maneira que você possa discutir sobre os assuntos, pesquisar seus pontos-chave e relacionar com conhecimentos prévios.
- Não passe adiante alguma coisa que você não entendeu. Contate o tutor, use o fórum. Sempre faça perguntas.
- Procure atualizar-se ao máximo sobre o conteúdo, buscando informações além das indicadas pelos tutores
- Lembre-se: você é o responsável pelo seu aprendizado.
Observaram que essas dicas também valem para quem está matriculado em cursos presenciais? Mesmo fazendo uma graduação presencial, você vai precisar de um cantinho para estudar e também vai precisar de organização.
Quem consegue se adaptar ao EaD consegue obter uma coisa maravilhosa: autonomia nos estudos. Você se torna agente de sua própria formação, que é mediada pelos tutores e professores.
Recomendo também um post que escrevi sobre EaD ano passado, dando mais dicas e falando um pouco de minhas experiências com essa modalidade de ensino até aquele momento. Desde esse post (que é de agosto/2019) eu fiz alguns cursos rápidos e obtive mais experiência sobre o tema, por isso decidi revisitar o assunto.
Espero que tenham gostado!
[…] Dicas para você aprender mais com EaD […]