
Não é algo exatamente atual, mas observo uma coisa bem curiosa nas redes sociais, principalmente no Twitter (que é a rede social onde passo mais tempo). São as pessoas que se acham donas de um determinado assunto.
Vejam, sempre defendo aqui que se você vai falar sobre um determinado assunto, você tem que saber sobre o que está falando. Não adianta simplesmente buscar o assunto no Google e já achar que sabe tudo sobre aquele tema. Não é tão simples assim e quem busca conhecimento de verdade sabe do que estou falando: o tal efeito Dunning-Kruger.
Claro que no caso de um comunicador/jornalista ele não precisa saber nada aprofundadamente (não precisa ser formado naquela área específica), porém ele precisa entender a explicação dada pelos especialistas para transmitir, em linhas gerais e de maneira precisa, a informação para o público. Por isso um trabalho jornalístico bem feito é tão importante e tão essencial.
Os “donos do assunto” são pessoas que acham que apenas elas podem falar sobre aquela tema, porque elas não suportam competição (que só existe na cabeça delas) ou porque a soberba tomou conta do sujeito de uma maneira tão grande que ele acha que ninguém sabe o que ele sabe. Outro dia vi uma pessoa se comportando de maneira extremamente arrogante porque alguém falou sobre um assunto que ela sempre fala nas redes sociais. Veja, não foi caso de plágio não: foi apenas alguém que estudou o mesmo assunto e resolveu fazer um texto a respeito.
Noutra ocasião foi uma moça que jurava que uma outra a copiava. Fui observar o caso com meus próprios olhos: as duas com perfis parecidos, falando sobre os mesmos assuntos, sobre as mesmas aflições, etc. Não havia conteúdo de fato copiado, plagiado. As duas viviam mais ou menos as mesmas coisas, tinham padrão de vida semelhante e até conheciam pessoas em comum. Nos dois casos eram conteúdos de lifestyle, então, né, as duas vão falar dos mesmos lugares, mesmos produtos, etc. Acho que até as agências de publicidade devem mandar as mesmas coisas para as duas, porque o público alvo é semelhante.
Fazendo outro paralelo, sabe aquelas pessoas que ficam indignadas porque mais pessoas descobriram aquela banda obscura que ela achava que só ela conhecia ou aquele filme iraniano que ela julgava ser a única brasileira a ter assistido? Então, os “donos dos assunto” se comportam assim. Esse tipo de coisa é lamentável, porque mais pessoas falando sobre o mesmo assunto de maneira honesta e comprometida enriquece a discussão, apresentando pontos de vista diferentes à questão.
Não vamos ser assim, por favor. Se o trabalho é sério, honesto e respeitoso, há espaço para todos. Falando de meu caso específico, quanto mais pessoas falando sobre os mesmos temas que eu, melhor. Falo muito aqui sobre Meteorologia, Educação, Maternagem, etc. Quanto mais gente discutindo civilizadamente, seja qual for o tema, melhor. Todo mundo sai ganhando.
Imagem: Unsplash
Comente