Eu estava escrevendo um post sobre outro assunto, porém hoje de tarde estava observando o eclipse solar e notei o quanto nossas plantinhas do quintal estavam lindas.
Choveu bem nos últimos dias aqui no Trângulo (com pontos de alagamento em Uberlândia, inclusive) e o tempo mais úmido colaborou para que algumas das plantinhas dos vasos do meu quintal ficassem bem bonitas.
Meu marido é um jardineiro cuidadoso, aduba a terra e rega com cuidado. Eu ajudo na parte da rega, mas confesso que meu interesse é maior na parte de identificação das espécies. A parte mais sistemática e cuidadosa com as plantas sem dúvida é com ele.

Morango é uma plantinha fácil de cultivar em vasos e que é ótima ter em casa (ou até mesmo no apartamento), principalmente se você tem crianças. Elas mesmas colhem e ficam super felizes. Uma dica é cobrir a terra com plástico para que o moranguinho não tenha contato com a terra e apodreça. Leia mais sobre o cultivo de morangos nesse texto.
Uma coisa que gostamos de ter é coentro, salsinha e outros temperinhos ou ervas. Eu sempre ficava frustrada ao comprar um maço de cheiro verde e não conseguir usar todas as ervas antes de elas ficarem murchas. Tê-las no vaso faz com que a gente colha a exata quantidade que vai usar naquela refeição, sem desperdício.


Sobre comprar maços de temperos, outro dia compramos um maço de hortelã (Mentha) e alguns raminhos vieram com raízes. Nós plantamos e ela prosperou.

Eu moro em casa, mas infelizmente não temos uma área que não seja impermeabilizada. A casa não é própria, então não tenho como alterar isso. Eu lamento muito isso das casas não terem mais canteiros, é tão gostoso ter esses cantinhos para que as plantas possam crescer livres. Bom, vamos fazendo o que é possível com vasos.
Radar Meteorópole
- Post do Vinícius sobre a Meteorologia em De Volta para o Futuro.
- Há uns dois anos escrevi um post sobre o arquipélago de Tristão da Cunha. Recentemente assisti um vídeo curto mostrando um pouquinho da ilha principal e fiquei fascinada. Veja aqui.
- E está na minha lista de leitura esse livro escrito por um morador de Tristão da Cunha: um policial, Sr. Conrad Glass. O que um policial faz numa vila de menos de 300 pessoas? Eu, lamentavelmente acostumada com a criminalidade, fiquei muito curiosa. A relação dele com a população e com a natureza deve ser incrível.
- Aprendi a fazer um desinfetante caseiro multi-uso usando álcool e cascas de limão (coloco algumas gotas de óleo essencial de lavanda). Vi há um tempo no blog da Carla e virou sucesso aqui em casa.
- Há uns dois anos escrevi essa thread em que falo de fenômenos meteorológicos e compartilho posts aqui do blog e ela acabou sendo reativada hoje, quando falei sobre a nuvem Cumulonimbus mamma. Vale a pena recordar.
Belas plantinhas, parabéns! Você chegou a escrever algum post sobre os cuidados que precisa ter com a terra? Tenho algumas dúvidas, por exemplo: com que frequência precisa adubar? Ou só regar já dá conta? Isso varia muito de planta pra planta (dessas que costuma-se plantar nos vasinhos)?
O link para o vídeo de Tristão da Cunha está apontando para o seu post também, e não para o vídeo.
Oi Vinícius, ainda não escrevi um post específico sobre jardinagem. Uma boa ideia 🙂
Vou corrigir o link, obrigada por avisar!