
Embora eu já tenha escrito esse post inteiro falando do gênero Altocumulus (Ac) e das espécies, decidi escrever sobre uma nuvem muito bacana que aparece no céu: a Altocumulus stratiformis undulatus e o que me inspirou a falar sobre isso foi essa notícia do site canadense Global News. Eu costumo dizer que essa nuvem parece ripas de costela. Porém quando passa o tempo, as ripas vão se desfazendo e a gente acaba tendo um lençol de nuvem (ou seja, apenas Altocumulus stratiformis).
Vamos fazer um apanhado rápido para quem chegou no blog agora. Nuvens Altocumulus são nuvens médias e fazem parte dos 10 gêneros básicos de nuvens (veja tabela a seguir).
No post sobre Altocumulus falei das cinco espécies que uma nuvem Ac pode apresentar. E não falei de todas as variedades e características suplementares, dentre as outras maneiras de descrever uma nuvem apresentadas no quadro abaixo. Bom, eu não fiz isso porque ficaria muito longo!
No cotidiano de observações meteorológicas em uma estação meteorológica de superfície, descrever as nuvens usando apenas os 10 gêneros (primeiro nome) já é o suficiente. Os sobrenomes (espécies, variedades, características suplementares, etc) são mais para quem está estudando um tipo muito específico de nuvem ou para quem curte essa parte de classificação de nuvens de maneira mais minuciosa. Muitos fotógrafos de nuvens por exemplo gostam de saber exatamente o que fotografaram como parte do hobby.

Hoje nós vamos falar de uma variedade da nuvem Altocumulus stratiformis: é a Altocumulus stratiformis undulatus. Sim, nuvem pode ter mais de um sobrenome!

Algumas pessoas dizem que a Ac stratiformis undulatus (unda se refere a “onda”) se parecem com impressões digitais, outras com ondulações na água ou os padrões deixados em planícies de areia quando a água recuou.
Essas nuvens se formam quando duas camadas na atmosfera, uma acima da outra, apresentam vento em diferentes velocidades e/ou diferentes direções: há uma mudança de velocidade e/ou direção muito brusca comparando uma camada com a outra. Ou seja, nuvens Ac stratiformis undulatus indicam que há cisalhamento do vento.
As linhas de nuvens possuem a mesma direção do cisalhamento naquela altura. Nós podemos calcular o cisalhamento do vento fazendo uma operação vetorial (veja figura e explicação nesse texto) e portanto o resultado é um vetor. Assim, as linhas de nuvens nos permitem ‘ver a direção’ desse vetor resultante.
É sempre incrível perceber que há situações em que o vento está muito calmo próximo à superfície, mas no entanto tem muita coisa acontecendo lá no alto da troposfera. Esses interessantes padrões que vemos sendo formados por nuvens Altostratus ou Cirrustratus (nuvens altas) normalmente tem relação com a apróximação de frentes frias, então quando a gente observa as mudanças das nuvens nos céus ao longo de alguns dias, podemos fazer uma simples previsão qualitativa do tempo local.
Referências
- Fingerprints in the Sky? Meet Altocumulus undulatus – GlobalNews.ca
- Altocumulus undulatus – Wikipedia
- Vertical Wind Shear – PennState – Department of Meteorology
- Altocumulus undulatus – WMO
- Windshear – Wikipedia
- Different type of clouds – Humanities UCI
Doe
O pix para doações é samanthansm@gmail.com. Obrigada!
Comente