Mês passado eu confundi uma nuvem rolo com uma nuvem prateleira. Vejam a confusão aqui nos tweets mas eu vou contar aqui no blog em detalhes, explicando sobre cada uma dessas nuvens e aproveitando alguns posts recentes que tratei do tema para tentarmos entender o que é uma nuvem rolo e o que é uma nuvem prateleira.
Nuvem rolo
Vamos começar falando da nuvem rolo. Essa nuvem não é perigosa (chuva intensa) e tem esse nome popular exatamente porque parece com um rolo. Uma nuvem rolo é uma nuvem da espécie volutus. Isso significa que o “sobrenome” da nuvem é volutus.
O sobrenome volutus pode ser da nuvem Stratocumulus ou da nuvem Altocumulus. Na foto abaixo, obtida no site da World Meteorological Organization (WMO), podemos ver um rolo que eu chamo de nuvem churros.
Como eu falei sobre o gênero Altocumulus volutus no post anterior:
Trata-se de uma massa de nuvem longa, horizontal, destacada e em forma de tubo, muitas vezes parecendo rolar lentamente em torno de um eixo horizontal. Geralmente ocorre como uma única linha e raramente se estende de horizonte a horizonte.

A nuvem Stratocumulus volutus também é uma nuvem rolo:

O que vai nos dizer se a nuvem rolo em questão é uma Stratocumulus volutus ou uma Altocumulus volutus é a altura onde ela se formou. Nuvens Stratocumulus são nuvens baixas cujas bases encontram-se em alturas de até 2000m (aproximadamente) e nuvens Altocumulus são nuvens médias cujas bases encontram-se em alturas entre 2000m e 5000m (aproximadamente). A figura abaixo indica as alturas das bases das nuvens em suas diferentes alturas e apresenta algumas imagens como exemplo de cada gênero:

Nesse post, eu ajudo a identificar se a nuvem é Stratocumulus ou Altocumulus.
Nuvens da espécie volutus são bem raras. E como tudo que é raro ou diferente, chama a atenção. Tanto que já falei sobre nuvens rolo em pelo menos dois outros posts daqui do blog:
O local onde costuma ocorrer esse tipo de nuvem com maior frequência e com maior previsibilidade é uma região da Austrália. Nesse local, essa nuvem é chamada de Morning Glory e vamos falar sobre isso com mais detalhes.
Morning Glory
Em Burketown, cidade da Austrália, há uma região em que as nuvens rolo se formam de maneira frequente e previsível. Por se tratar de um fenômeno raro e que é pouco significativo em termos de quantidade de precipitação associada, ele não foi muito estudado e ainda não é totalmente compreendido. No entanto, já se sabe que ele tem relação com a circulação de brisa. Bukertown é uma cidade litorânea e especula-se que a circulação de brisa interage com um fenômeno de escala maior (sistemas frontais), gerando condições para que a Morning Glory se desenvolva. Observações indicam que quando a umidade relativa está suficientemente alta e a brisa marítima do dia anterior foi especialmente forte (ou seja, ventos fortes soprando do continente para o oceano), há grandes chances de ocorrência desse fenômeno.
Não se trata também de um fenômeno novo. A população autóctone australiana já conhecia o fenômeno muito antes dos invasores e possui um nome para designá-lo: kangólgi.

Comentei esse caso da Morning Glory na Austrália porque é o local mais famoso pela ocorrência de nuvens rolo até pela previsibilidade do fenômeno nesse lugar. No entanto, como comentei nesse post, nuvens da espécie volutus podem acontecer em outros lugares do mundo. Em outra ocasião volto a escrever um post apenas sobre a Morning Glory (na Austrália), pois encontrei alguns artigos bem interessantes sobre o tema.
Agora vou falar sobre as nuvens da espécie arcus (nuvem prateleira). Até aproveito o gancho da morning glory para falar sobre isso porque muitos acham que a morning glory é uma nuvem do tipo arcus, eu li isso em algumas fontes. Eu penso que a Morning Glory seja uma nuvem da espécie volutus mesmo, pois é um rolo inteiro, não tem quinas ou cantos que lembram uma prateleira.
Nuvem prateleira
Enquanto a nuvem rolo é ‘pacífica’, a nuvem prateleira pode significar tempestade das bravas. Tivemos uma ocorrência recente em Palmas-TO (dia 28/01/2021) que deixou os moradores bem preocupados e tivemos registros muito interessantes:

Nuvens prateleira (Cumulonimbus arcus ou Cumulus arcus) são mais comuns que nuvens rolo (Stratocumulus volutus ou Altocumulus volutus). Não significa que você vê nuvem prateleira toda hora, tanto que quando aparecem elas chamam muito a atenção e são destaque na imprensa. Destaco um caso do começo do ano passado no interior de São Paulo (falei sobre ele aqui) e sobre esse caso em Santa Catarina no final do ano passado e que alguns erroneamente creditaram como nuvem rolo. Eu fui uma das que confundi porque li inicialmente a reportagem no celular muito rapidamente e não vi as fotos direito (muito pequenas e em baixa definição). Depois de ver com cuidado no celular e saber que houve chuva forte no local, entendi que se tratou de uma nuvem Cumulunimbus arcus.
Agora vamos falar em termos de aparência, pra gente conseguir entender quando é uma nuvem rolo ou uma nuvem prateleira.
Na nuvem rolo nós não vemos “pontas” ou “cantos”. É um rolo, como se fosse um canudo, um croquetão ou um churros. Além disso, a nuvem rolo é uma espécie dos gêneros Altocumulus e Stratocumulus, nuvens que tem pouca espessura (pouco desenvolvimento vertical) e normalmente são camadas longas de nuvens (como um lençol de nuvens).
Por outro lado, na nuvem prateleira a gente vê “quinas”. Até pelo nome popular, prateleira, que remete a essa caractetística de ter “pontas” ou “cantos”. Na imagem abaixo, temos uma Cumulonimbus arcus (nuvem prateleira) que se formou em Santa Catarina em janeiro do ano passado.

A característica suplementar arcus (nuvem prateleira) está associada apenas à nuvens Cumulubimbus (Cb) e Cumulus (Cu). Nuvens Cb ou Cu não nuvens baixas (com base localizada a 2000m de altura aproximadamente) mas que tem muito desenvolvimento vertical, isso significa que elas crescem muito verticalmente (nuvens Cb podem ter espessura de mais de 10km). Ou seja, nuvens Cu e Cb são bem mais espessas que nuvens Stratocumulus (Sc) ou Altocumulus (Ac). As nuvens Sc e Ac por outro lado muitas vezes são maiores horizontalmente do que as nuvens Cu e Cb (o que não é regra).
Nuvens Cumulunimbus são nuvens de tempestade, então quando temos nuvem prateleira, com certeza vem temporal por aí. Podemos ver nuvens Cumulunimbus arcus quando estamos nas bordas da tempestade, ou seja, quando conseguimos ver os limites da nuvem de tempestade. Quem está debaixo da tempestade, bem no meio dela, não consegue ver essas bordas que parecem prateleiras. E nem toda nuvem Cb tem a característica suplementar arcus!
Nuvens Cumulonimbus (Cb) são as típicas nuvens das tempestades de verão. São aquelas nuvens que se desenvolvem ao longo do dia até ficarem enormes e caírem em grandes tempestades no final da tarde. Nuvens Cb também se desenvolvem em linhas de instabilidade e durante as instabilidades provocadas por frentes frias. Toda vez que a gente ouve trovão e/ou vê um raio, com certeza estamos falando de uma nuvem Cb. E essa nuvem Cb tiver essas bordas que parecem prateleiras, temos então uma Cb arcus.
***
Importante adendo!
A nuvens são classificadas por gênero e podem apresentar apenas uma espécie. Porém como disse em outros posts, elas podem apresentar mais de uma variedade ou características suplementares. Veja a tabela a seguir criada pela Estação Meteorológica do IAG-USP e que pode ser consultada em detalhes nesse link.

***
Acredito que consegui aqui criar um texto bem legal que ajuda a diferenciar nuvens prateleira de nuvens rolo. Espero que o rolo tenha sido desfeito. Em algumas situações, dependendo do ângulo ou das condições foto, é realmente possível confundir. Mas se você esteve no local, teve acesso a informações sobre a ocorrência ou não de precipitação e pôde olhar a nuvem com mais cuidado, fica mais fácil de identificar.
E um detalhe para quem adora classificação de nuvens: volutus é uma espécie da nuvem, seria um sobrenome mais importante, vamos chamar assim. Já arcus é uma característica suplementar, um sobrenome menos importante, mas que ajuda a descrever a nuvem. Você pode observar isso na tabela anterior, onde foi feito um resumo da classificação de nuvens.
Importante: as referências para esse post eu coloquei como links ao longo meu texto.
Se você puder contribuir financeiramente com o blog, me manda um pix de qualquer valor para samanthansm@gmail.com. Obrigada!
[…] passada eu escrevi sobre nuvem rolo (leia aqui), que pode ser tanto Stratocumulus volutus quanto Altocumulus volutus. E hoje vou falar sobre essa […]