O que faz um meteorologista?

Posted by on 15-out-2011 in | 7 comments

Um meteorologista pode atuar em diversas áreas.

Talvez a área de atuação mais conhecida seja na área de previsão do tempo, elaborando textos, relatórios e materiais que serão veiculados na TV, internet ou rádio. Também pode atuar prestando consultoria personalizada para fazendeiros, que dependem muito da previsão do tempo e do clima na hora de planejar o plantio dos alimentos.

Meteorologistas também trabalham na área de instrumentação meteorológica, desenvolvendo e fazendo a manutenção de instrumentos como barômetros, termômetros, sensores automáticos, etc. Meteorologistas também fazem a interpretação dos valores observados nesses instrumentos, fazendo relatórios quando necessário ou solicitado

Além disso, muitos meteorologistas trabalham na área de informática, desenvolvendo importantes ferramentas para outros meteorologistas.

Essas são apenas as atribuições mais comuns de um meteorologista. Como a profissão é regulamentada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), algumas atribuições são documentadas e estão registradas em uma lei (lei 6835 de 14 de outubro de 1980). Isso significa que apenas pessoas com formação de meteorologista e registro profissional podem desempenhar essas funções. Ou seja, um engenheiro civil não pode fazer uma previsão do tempo, por exemplo.

Essa lei pode ser consultada aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comments

  1. queria saber quanto ganha em média um meteorologista?

  2. Vou estudar bastante pra Essa ARÉA…ADORO Meteorologia.

  3. gostei de tudo esta bem explicado.

  4. oiiiiiiiii

  5. Me ajudou bastante no Meu dever de geografia

  6. quero seguir esse area na Faculdade espero estudar bem…

  7. q legaaal!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>