Onde posso estudar meteorologia?



No Brasil, para estudar meteorologia, você pode fazer o curso técnico ou o bacharelado (curso universitário). Claro que existem diferenças de atribuições e de salário entre técnicos e bacharéis, mas estes dois profissionais trabalham com a ciência Meteorologia.

É como comparar um Técnico em Edificações e um Engenheiro Civil, por exemplo. Ambos trabalham com construção civil. As duas profissiões são regulamentadas pelo CREA, porém possuem atribuições diferentes, assim como o curso técnico em Meteorologia e o Bacharelado em Meteorologia. O técnico estuda 2 anos, podendo fazer o curso concomitantemente ao Ensino Médio. Já o Engenheiro Civil ou o Meteorologista faz um curso universitário de 4-5 anos.

Para escrever este F.A.Q, pesquisei na página do Catálogo de Cursos Técnicos do MEC. Encontrei o Curso Técnico em Meteorologia, com uma bela descrição sobre as atribuições do profissional e sobre o conteúdo do curso, mas com um horrível erro gramatical no título:

Screenshot-1

Espero que o MEC corrija logo este erro ( falei sobre ele em minha página do Facebook). Apesar do erro gramatical, a descrição da página está ótima, mostrando o que o aluno pode esperar do curso. Apenas acho que faltou uma listagem com o nome de todas as instituições que possuem cursos técnicos nas diversas áreas, sejam instituições públicas ou privadas. Eu procurei essa lista de instituições no site, mas infelizmente não encontrei. Sendo assim, vou escrever abaixo uma lista de cursos técnicos em Meteorologia baseada em minha experiência, conversando com colegas da minha área e participando de congressos. Portanto, essa lista pode estar desatualizada. Se alguém tiver algo para contribuir, se por exemplo esqueci de alguma instituição, me avisem:

UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos). Minha amiga Marília fez este curso e adorou :). Instituição privada.  Leia mais sobre este curso aqui.

CEFET-RJ (Instituição Pública)

IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina): Instituição Pública

– Como é dito na página do MEC, o curso também é ofertado pela Marinha e pela Aeronáutica. Essa formação é voltada apenas para militares, até onde sei.

Cada uma dessas instituições possui processos de seleção distintos (provas, concursos, etc). Ou seja: não basta chegar e fazer a matrícula. Portanto informe-se sobre o processo de seleção da instituição em que você pretende fazer o curso técnico em Meteorologia.

E com relação aos cursos de Bacharelado em Meteorologia, atualmente 8 universidades oferecem este curso. São todas universidades públicas e a forma de ingressar no curso é atraves dos vestibulares  e do Sisu.

–  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

– Universidade de São Paulo (USP)

– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

– Universidade Federal do Pará (UFPA)

– Universidade Federal de Campina Grande (UFCM)

– Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

– Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

– Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Câmpus Bauru

Universidade Federal de Santa Catarina

– Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Veja aqui. [*]

UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).[**]

Fontes: e-mec, UNESP
[*] Gostaria de agradecer a leitora Nete Barreto por me atualizar com essa informação :)

[**] Obrigada, Salomão!