No Brasil, para estudar meteorologia, você pode fazer o curso técnico ou o bacharelado (curso universitário). Claro que existem diferenças de atribuições e de salário entre técnicos e bacharéis, mas estes dois profissionais trabalham com a ciência Meteorologia.
É como comparar um Técnico em Edificações e um Engenheiro Civil, por exemplo. Ambos trabalham com construção civil. As duas profissiões são regulamentadas pelo CREA, porém possuem atribuições diferentes, assim como o curso técnico em Meteorologia e o Bacharelado em Meteorologia. O técnico estuda 2 anos, podendo fazer o curso concomitantemente ao Ensino Médio. Já o Engenheiro Civil ou o Meteorologista faz um curso universitário de 4-5 anos.
Para escrever este F.A.Q, pesquisei na página do Catálogo de Cursos Técnicos do MEC. Encontrei o Curso Técnico em Meteorologia, com uma bela descrição sobre as atribuições do profissional e sobre o conteúdo do curso, mas com um horrível erro gramatical no título:
Espero que o MEC corrija logo este erro ( falei sobre ele em minha página do Facebook). Apesar do erro gramatical, a descrição da página está ótima, mostrando o que o aluno pode esperar do curso. Apenas acho que faltou uma listagem com o nome de todas as instituições que possuem cursos técnicos nas diversas áreas, sejam instituições públicas ou privadas. Eu procurei essa lista de instituições no site, mas infelizmente não encontrei. Sendo assim, vou escrever abaixo uma lista de cursos técnicos em Meteorologia baseada em minha experiência, conversando com colegas da minha área e participando de congressos. Portanto, essa lista pode estar desatualizada. Se alguém tiver algo para contribuir, se por exemplo esqueci de alguma instituição, me avisem:
– UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos). Minha amiga Marília fez este curso e adorou :). Instituição privada. Leia mais sobre este curso aqui.
– CEFET-RJ (Instituição Pública)
– IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina): Instituição Pública
– Como é dito na página do MEC, o curso também é ofertado pela Marinha e pela Aeronáutica. Essa formação é voltada apenas para militares, até onde sei.
Cada uma dessas instituições possui processos de seleção distintos (provas, concursos, etc). Ou seja: não basta chegar e fazer a matrícula. Portanto informe-se sobre o processo de seleção da instituição em que você pretende fazer o curso técnico em Meteorologia.
E com relação aos cursos de Bacharelado em Meteorologia, atualmente 13 universidades oferecem este curso. São todas universidades públicas e a forma de ingressar no curso é através dos vestibulares (FUVEST, no caso da USP) e do Sisu.
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
– Universidade de São Paulo (USP)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
– Universidade Federal do Pará (UFPA)
– Universidade Federal de Campina Grande (UFCM)
– Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
– Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
– Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Bauru
– Universidade Federal de Santa Catarina
– Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Veja aqui. [*]
– UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).[**]
– UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá)
Fontes: e-mec, UNESP
[*] Gostaria de agradecer a leitora Nete Barreto por me atualizar com essa informação
[**] Obrigada, Salomão!
IMPORTANTE: Eu fiz uma versão atualizada e repaginada (23/01/2018) desse FAQ nesse post. Vale a pena ler essa versão também!
Olá Samantha!
Houve também o curso técnico em Meteorologia na Escola Técnica de Brasília. A primeira turma iniciou no 2º semestre de 2003. Fiz parte dela. Acho que a escola formou 3 turmas no noturno e 3 no diurno, aí o curso encerrou suas atividades. Através desse curso eu pude ingressar na área, trabalho como profissional em Meteorologia no Aeroporto de Uberlândia desde 2006.
No mais é isso, parabéns pelo seu trabalho com o Meteorópole! Abraço!
Olá Fabiano
Obrigada pela visita
Não sabia que já existiu o curso de técnico em Meteorologia na Escola Técnica de Brasília! Interessante.
Eu já escrevi um post sobre os cursos técnicos. Mencionei o de Santa Catarina, o do Rio de Janeiro e o de São José dos Campos (que era dado em uma escola particular).
O trabalho dos técnicos é importantíssimo, dando todo o suporte necessário para os Meteorologistas. Inclusive acredito que precisamos de mais técnicos!
Abraço
Olá Samantha!
Pois é, o curso foi excelente enquanto durou! rsrs. Desde garoto eu gostava de Geografia, então parti pra esse curso técnico pela afinidade. Depois cursei Geografia, no meu TCC fiz um estudo sobre as trovoadas em nosso aeroporto. Ainda pretendo mestrado em Climatologia Geográfica aqui na UFU.
O curso técnico em Brasília foi implementado por Marcos Andrade (ele foi do Cefet/Rio e UFRJ), um dos chefes da Meteorologia Aeronáutica da Infraero. Tivemos grandes professores nas matérias específicas, pessoas de várias universidades também funcionários do Inmet.
Há uns anos a Infraero ofereceu um curso técnico EaD em Met, junto com a Univap, para uma enorme quantidade de funcionários do quadro que não tinham como formação oficial o nível técnico. Sabe, os órgãos oficiais estavam exigindo. Então a quantidade de técnicos nessa área na empresa aumentou.
Ah, te convido a fazer uma visita ao nosso Cloud Club no facebook! https://www.facebook.com/cloudclubbr
É um ótimo espaço para nos maravilharmos com as nuvens! haha
Um abraço, até mais
Tem esse curso técnico em alguma instituição em Goiânia?
Olá. Gostaria de saber se eu fizer o curso de física bacharelado eu posso fazer especialização em meteorologia e ser um meteorologista?
Olá Iuri, se for físico e fizer uma especialização (pós graduação), você pode ser pesquisador na área de meteorologia, atuar academicamente. Entretanto, não poderá trabalhar como previsor do tempo ou assinar laudos profissionais como meteorologista, pois só graduados em meteorologia podem.
Abraços.
Boa Noite, O curso em Meteorologia é ofertado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, em Guaratinguetá – SP. O curso é de um ano e meio a dois anos, e o aluno após formado como Terceiro Sargento atua nos aeroportos militares , civis e aeródromos. É considerado um curso Técnico, mas é um dos melhores do país (isto por análise de especialistas) porque os militares necessitam ser exímios em sua função porque é uma função que visa a segurança aérea e militar. Como militar o sargento meteorologista recém – formado recebe pela graduação de militar e é promovido de 7 em 7 anos até a graduação de Suboficial, no decorrer de sua carreira ele pode fazer provas internas , concursos internos e ir para o Oficialato, onde sua carreira prossegue além de Suboficial podendo chegar de Capitão a Coronel da Força Aérea Brasileira.
Obrigada pelas informações, Jorge. Eu m referia, no caso, a cursos técnicos e de bacharelado. Bom saber que as forças armadas também oferecem essa formação.
Abraços!
Eu fiz o curso técnico no IFSC, amei infelizmente não pude me formar pois precisei trancar o curso e não consegui retomar a tempo. mas super indico o curso vale muito a pena. Lembro que na época aqui em SP tinha o curso técnico também pois numa visita que fizemos com o a turma do curso a SP visitamos a escola onde tinha o curso, procurei na internet mas não achei. Alguém saberia me dizer se ainda existe o curso aqui? Gostaria muito de refazer o curso.
Muito bom o post! Eu sempre gostei bastante de Geografia e por isso entrei em Relações Internacionais. Hj vejo q não é a minha cara… Penso em sair do curso, mas tenho dúvidas sobre o q cursar. Antes de entrar, pensei em Meteorologia, mas disseram q tem mta matemática e física e eu não sou tão boa com números rsrsrs. Espero q tenha um curso técnico aqui onde eu moro, entretanto. Mto obrigada pelas informações!!
Ola Gabriela
Está certa em pensar no curso que vai seguir levando em conta aquilo que gosta mais.
Bom, talvez geografia seja indicado para você, então. O que exatamente você não gosto em RI? Se foi a parte envolvendo leis e tal, talvez você possa pensar melhor em Geografia e até mesmo em Turismo.
Pense direitinho, e mesmo que você curse algo que não gosta, pode depois gostar de trabalhar com aquilo ou pode futuramente cursar outra faculdade ou especialização.
Espero te ajudado
Samantha
Samantha! Se uma pessoa ,não tão boa em; física e matemática , mas ter uma relação boa com o conhecimento que/ou adquirir, por algum esforço ele pode conseguir ter capacidade de se sair bem em um curso de meteorologia se caso ele entrar?.
Olá Fernando
Depende, viu. Acho que primeiro você precisa identificar se você não é bom em matemática e física porque as matérias não foram bem dadas no Ensino Fundamental e Médio (porque o professor era ruim ou o material era ruim) ou se você realmente não gosta de jeito nenhum. È preciso identificar as razões desse “não ser tão bom”. As vezes você não sabe que pode ser bom nessas matérias sim, só que vai exigir bastante esforço.
Se realmente você não gosta dessas matérias, não gosta de jeito nenhum, eu acredito que Meteorologia pode ser um pouco frustrante para você. Porque você vai ter muitas matérias nessas áreas, vai acabar levando o curso aos trancos e barrancos e isso pode não ser bom para você. Se você está disposto a enfrentar isso, vai em frente. Se não está e ainda assim gosta de Meteorologia (sobretudo Climatologia) pode de repente dar uma olhada no curso de Geografia, que é muito bacana e bastante multidisciplinar, abordando em uma das disciplinas a Climatologia.
Bom, acredito que é isso que posso te dizer. Espero que esse comentário te ajude. Seja bem-vindo ao blog!
Olá!! Gostaria de cursar meteorologia, porém onde eu moro, Pernambuco,não tem faculdade de meteorologia. O que eu poderia cursar a fim de trabalhar nessa área? Geografia ? E DPS fazer uma especialização em climatologia? Lembrando que desejo trabalhar com monitoramento de espaço aéreo ou marítimo…:)
Para trabalhar operacionalmente como meteorologista, apenas sendo Bacharel em Meteorologia. E aqui operacionalmente eu me refiro a atuar como previsor do tempo, elaborador de boletins, etc.
Para atuar na área acadêmica (pesquisa), você pode cursar Geografia ou Física (por exemplo) e então fazer mestrado e doutorado na área de Meteorologia. O post mais recente onde falo a respeito disso é esse: https://meteoropole.com.br/2017/12/posso-falar-sobre-meteorologia-sem-ser-meteorologista/
Obrigada pela visita.
Olá Samantha, eu atualmente estou cursando gestão ambiental e quero muito trabalhar na area da meteorologia tambem, qual faculdade preciso fazer para me especializar nesta area?
Olá, obrigada pela visita!
vou escrever um post explicando essa questão, porque uma moça que cursa Geografia tem uma dúvida semelhante. Ele vai ao ar hoje e vou mencionar o seu questionamento também!
Seja bem-vindo
Olha, Vanessa
https://meteoropole.com.br/2018/01/duvida-do-leitor-para-ser-meteorologista-eu-devo-cursar-uma-especializacao/